Porto de Paranaguá bate recordes com veículos

A movimentação de veículos pelo Porto de Paranaguá baterá nesta semana a casa das 150 mil unidades. De janeiro até agora, a movimentação de carros pelo porto teve um aumento de 58%, sendo que a importação teve um acréscimo de 109%, e a exportação, 40%. Somente nesta semana, o Porto de Paranaguá está recebendo três navios que, juntos, irão movimentar 5.241 veículos.

A boa performance do porto na movimentação deste tipo de mercadoria tem até gerado uma cena atípica na faixa de cais: centenas de veículos esperando para serem embarcados, já que os pátios de movimentação com capacidade estática para nove mil unidades já estão pequenos para a demanda registrada em Paranaguá.

Para atender à movimentação prevista para o próximo ano, uma área de 33 mil metros quadrados, em frente ao prédio administrativo da autarquia, dará lugar a um novo pátio público de movimentação de veículos, com capacidade estática para 2.000 unidades. ?O que temos aqui não são estacionamentos de carros, são pátios de fluxos de veículos. Com a ampliação da capacidade estática vamos conseguir ampliar bastante o fluxo e, em conseqüência, aumentar a movimentação de carros por Paranaguá?, explicou o superintendente dos portos, Eduardo Requião.

De acordo com Cláuber Candian, chefe do Departamento de Operações da Appa, o aumento na movimentação de veículos fez com que a autoridade portuária encontrasse lugares alternativos para armazenar os veículos. ?Estamos usando a faixa de cais como pátio. Isso exemplifica o sucesso logístico das operações com veículos no porto, e que tem atraído mais usuários?, disse.

Emprego

Em paralelo ao aumento na movimentação está o crescimento nas ofertas de trabalho para os arrumadores. Os profissionais são responsáveis por retirar os veículos de dentro dos navios e também embarcá-los, nos casos de exportação.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Arrumadores de Paranaguá, Geremias Thomaz de Souza, a média mensal de descarregamento e carregamento de veículos aumentou consideravelmente. Para se ter uma idéia, de 120 a 130 homens trabalham por dia em cada navio que movimenta veículos.

Qualificação

De acordo com ele, dos 820 trabalhadores sindicalizados, cerca de 300 estão habilitados para trabalhar com veículos. Mas, em função do aumento na movimentação, a procura por qualificação tem sido intensa. ?Nos últimos três meses, o sindicato investiu quase R$ 80 mil em habilitações porque o trabalhador está motivado com o surgimento de novas fainas?, afirmou.

Manutenção de berços reduz exportação de grãos

Lyrian Saiki

A manutenção simultânea em dois berços (pontos) de atracação reduziu para apenas um terço a capacidade do Porto de Paranaguá em exportar grãos. O resultado é uma fila atípica de navios que aguardam para atracar. Ontem, segundo a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), eram dez embarcações à espera – a maioria vai carregar soja, farelo de soja e milho e seguir para países da Ásia e da Europa. Amanhã deve ser entregue um relatório elaborado por uma comissão de engenheiros indicando se o berço pode ou não ser reaberto.

A manutenção nos três berços públicos do corredor de exportação de grãos do Porto de Paranaguá ocorre sempre nesta época do ano – entre os meses de novembro e janeiro -, para garantir que durante a safra não haja problemas. Este ano, já em abril, um dos shiploaders do berço 213 apresentou problemas, e o escoamento deste ponto teve de ser reduzido em 50%. Em junho, o escoamento por este berço foi totalmente interrompido, e o porto passou a operar com 66% de sua capacidade de exportação. A manutenção foi realizada pelos operadores portuários.

Segundo a superintendência da Appa, e expectativa era liberar o funcionamento do berço 213 do terminal público antes de paralisar o funcionamento do berço 214, o que não foi possível. ?As alternativas eram: parar 25 dias durante a safra ou esperar mais dez dias para terminar a manutenção?, afirmou o chefe do Departamento de Operação da Appa, Clauber Candian. Ele admitiu que o funcionamento de apenas um berço de atracação traz prejuízos. ?Claro que não é bom para ninguém, mas a gente está garantindo que na safra do ano que vem não haverá problemas?, disse. Segundo ele, a culpa pelo atraso é dos operadores portuários e não da Appa. ?Eles tinham que ter entregue tudo pronto no dia 15.?

De acordo com a superintendência da Appa, a manutenção do 214 não poderia ser adiada porque atrapalharia o cronograma de trabalhos. A manutenção dos três berços – 212, 213 e 214 – deve ser concluída em janeiro do ano que vem. A capacidade de escoamento de cada um deles é de 3 mil toneladas de grãos por hora.

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