Por Petrobras, governo terá de capitalizar BNDES

O governo discute uma nova capitalização do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para garantir que acompanhe o aumento de capital da Petrobras e, ao mesmo tempo, assegure caixa para financiar a cadeia produtiva do pré-sal. A BNDESPar (empresa de participações do BNDES) é hoje o principal acionista minoritário da Petrobras, com 7,6% do capital total. De acordo com uma fonte do banco ouvida pela Agência Estado, o Tesouro deve capitalizar o BNDES para impedir a diluição dessa participação.

Uma fonte do Ministério da Fazenda admitiu a necessidade de um eventual aporte de recursos. Segundo a fonte, o banco poderá precisar de mais dinheiro para estimular a cadeia produtiva do setor. Uma fonte do BNDES confirma a preocupação de não só acompanhar a oferta da Petrobras, mas também garantir o caixa geral para investimentos da cadeia produtiva do petróleo. “Esse é um problema que está sendo estudado: como garantir os garantir os recursos”, reforçou a fonte do BNDES.

Ela lembra que o empréstimo de R$ 25 bilhões para a Petrobras, feito no início de agosto, com repasse de títulos do Tesouro, foi uma espécie de “pré-pré-sal”. Segundo as fontes, a Petrobras vai precisar de muito mais dinheiro. O caixa para financiar o pré-sal já é considerado um problema. O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, também tem defendido no governo um estímulo ao aumento da produção nacional nos bens e serviços voltados para a cadeia do petróleo, que é uma exigência do presidente Lula. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Voltar ao topo