Política monetária estimulou o crescimento econômico

São Paulo (ABr) – O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse ontem que a política monetária bem-sucedida levou o Brasil conquistar o crescimento sustentado da economia. A estabilidade de preços e o ambiente de previsibilidade, na opinião dele, deram ao País mais credibilidade no mercado externo e isso está permitindo o avanço dos investimentos.

?Com a inflação convergindo para a meta, estamos diminuindo as incertezas e é importante que a sociedade tenha segurança de que o Banco Central tomará as medidas necessárias, sempre que preciso, para manter a estabilidade?, defendeu, durante palestra a executivos no CEO Fórum 2006, organizado pela Câmara Americana de Comércio.

Ao comentar notícias sobre a retração da economia norte-americana, Meirelles disse que o Conselho Monetário Nacional (CMN) acompanha com atenção o desempenho daquele mercado, pois a redução no movimento imobiliário e o déficit em conta corrente são fatores levados em conta na hora de se definir a taxa básica de juros (Selic), atualmente, em 14,75%. ?Estamos preparados para tomar medidas no sentido de garantir que o Banco Central do Brasil continue cumprindo sua missão fundamental, que é uma inflação na meta?, salientou. A previsão para a inflação neste ano é de 4,5%.

Sobre a política cambial, ele reiterou que o sistema de câmbio flutuante será mantido. E reagiu às previsões do setor exportador de que haveria uma drástica queda no comércio exterior com o dólar abaixo de R$ 3 e que acabaram não confirmadas. ?É importante que tenhamos um sistema de câmbio eficaz para não permitir desequilíbrio?, assinalou, mas reconheceu a necessidade de medidas de estímulo, como a desburocratização das operações, melhoria da infra-estrutura e outras ações para reduzir os custos e aumentar a competitividade das empresas. 

Voltar ao topo