PIB da Alemanha cai pelo 4º trimestre seguido

O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha registrou no primeiro trimestre deste ano sua maior contração desde que os registros começaram, em 1970, por conta da fraca atividade de investimentos e forte queda nas exportações líquidas no período. Entre janeiro e março de 2009, o PIB alemão encolheu 3,8% em relação ao trimestre imediatamente anterior, mostraram dados finais do Escritório Federal de Estatísticas.

Foi o quarto trimestre consecutivo de declínio no PIB da Alemanha, dando suporte à expectativa de que a maior economia europeia terá contração de ao menos 6% este ano. Os dados, ajustados por efeitos sazonais e de calendário, estão em linha com a estimativa publicada em meados de maio.

Confiança

A confiança do consumidor da Alemanha para o mês de junho se manteve em nível baixo, refletindo a incerteza geral sobre o futuro do mercado de trabalho. O índice de clima do consumidor para o futuro, do grupo de pesquisa GfK, permaneceu em 2,5 pontos para o mês que vem, em linha com o esperado por economistas.

Enquanto o índice geral se refere ao mês seguinte, os três componentes – de expectativas econômicas, expectativas de renda e propensão a compras – se referem ao mês atual. Em maio, as expectativas econômicas subiram para -28,3 pontos, de -31,2 em abril. As expectativas de renda declinaram para -9,3 neste mês, de -8 no mês anterior, enquanto o índice de propensão a compras subiu levemente para 12,5, de 12,4. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo