Petróleo e juros vão derrubar crescimento

Londres (AE) – A consultoria Economist Intelligence Unit (EIU) prevê que a expansão econômica mundial deverá se desacelerar em 2006, se estabilizando nos dois anos seguintes. Segundo a entidade britânica, o crescimento global, após atingir um pico de 5% em 2004, caiu para 4,4% no ano passado. Em 2006, ele deverá ser de 4% e no próximo ano de 3,9%, voltando a se recuperar em 2008 para a casa dos 4%.

?Preços energéticos elevados e políticas monetárias mais apertadas vão afetar o crescimento em vários países?, disse a EIU. ?Mas embora o enfraquecimento da demanda possa ser decepcionante após a forte performance dos últimos anos, o crescimento ainda é positivo se comparado com o que se viu em boa parte dos anos 90s.

A EIU observou, no entanto, que esse cenário relativamente benigno para a economia mundial tem vários riscos, a maioria deles provenientes dos Estados Unidos.?O crescimento da demanda nos Estados Unidos tem sido estimulado nos últimos anos pelos fortes gastos dos consumidores, com as famílias economizando cada vez menos e pegando empréstimos contra o valor de suas casas?, disse

?Isso tem criado um robusto crescimento econômico, mas também um maior déficit em conta corrente e uma alta dramática no endividamento pessoal.?

Voltar ao topo