Petrobras prevê superávit comercial em 2003

A Petrobras prevê um superávit na balança comercial da companhia, entre importação e exportação de petróleo, no próximo ano devido a abertura do mercado interno. A afirmação foi feita hoje (20) à Agência Estado por João Pinheiro Nogueira Batista, diretor financeiro e de relações com investidores da Petrobras.

No primeiro semestre, a companhia importou US$ 1,9 bilhão e exportou US$ 1,7 bilhão. A empresa, tornou-se esse ano, a maior exportadora brasileira, superando a Embraer, fabricante de aviões.

Batista afirmou que o aumento da produção de petróleo e a exportação do produto ?pesado? (sem refino no Brasil) e a abertura do mercado para outros importadores, por exemplo de nafta e GLP, deve produzir no ano que vem uma tendência de superávit comercial para a companhia.

Ele explicou que até o ano passado, a balança comercial da empresa se confundia com a do Brasil, pois havia um monopólio das importação de petróleo pela Petrobras. De acordo com ele, este ano houve uma liberalização e a entrada de novos agentes importadores no mercado doméstico de óleo e derivados.

Voltar ao topo