Petrobras deve comprar Esso na Argentina

A Petrobras é vista pelo mercado como a principal interessada em comprar os ativos da americana Esso na Argentina. Apesar de a estatal se negar a comentar o assunto, são fortes os rumores de que estaria negociando com a companhia americana. A transação pode ser anunciada até a próxima segunda-feira, quando expira o prazo estipulado pela Esso para avançar em seu plano de deixar a Argentina até o fim do ano. A companhia americana estipulou o valor de seus ativos em US$ 200 milhões.

"A Petrobras tem 80% de chances de ficar com a Esso", afirmou o analista Alejandro Ovando, diretor da consultoria argentina Investigações Econômicas Setoriais. Executivos da companhia brasileira estão analisando os números da Esso desde a semana passada com o objetivo de apresentar a oferta na próxima semana.

Para Marco Aurélio Tavares, hoje consultor na Gas Energy e ex-diretor da Repsol, a estatal teria vantagens sobre a Esso na operação de uma refinaria na Argentina, porque hoje possui produção excedente no País. "No caso da Esso, que não tem produção de petróleo própria na Argentina, há a necessidade de importar o petróleo a ser processado. Com o preço do barril nas alturas e os custos controlados internamente pelo governo, as margens ficavam apertadas demais", disse.

Voltar ao topo