Perfumes ?similares? conquistam público

De um lado, o desejo de usar a fragrância de uma grife famosa; de outro, o dinheiro cada vez mais escasso e a necessidade de cortar gastos supérfluos. Em meio ao dilema estabelecido, os contratipos – fragrâncias inspiradas nos perfumes famosos – surgiram como excelente opção, já que são elaborados com essências importadas praticamente fiéis aos originais e vendidos por um preço bem menor. O produto, segundo aqueles que atuam no setor, também vem se expandindo entre classes sociais mais elevadas.

?O mercado vem crescendo, e não só entre as classes B e C, mas também na A?, garante a diretora comercial da indústria de contratipos Le Sénéchal, Thamis Le Sénéchal. Segundo ela, o que atrai as pessoas é a possibilidade de diversificar o uso de perfumes, sem perder a qualidade e sem pagar muito por isso. ?O contratipo teve um preconceito muito grande no passado, pela falta de qualidade. Mas isso vem mudando.?

No caso da Le Sénéchal – indústria instalada no bairro Uberaba, em Curitiba – o controle de qualidade é acompanhado de perto pelo fundador e químico Tadeu Le Sénéchal, que há vinte anos decidiu transformar o hobby de manipular essências em uma profissão. ?Começou como uma espécie de brincadeira?, conta Thamis, filha do químico que já trazia no sangue de origem francesa a arte de manipular perfumes. ?Ele faz a reformulação da essência, se necessário?, revela. A empresa, que começou com apenas uma pessoa na linha de produção, conta hoje com sessenta funcionários. Ao todo, são 81 fragrâncias vendidas em cerca de mil pontos de venda em todo o País.

Em relação à concorrência de outras marcas, a Le Sénéchal oferece como diferencial o sistema de fracionamento. Ou seja, o consumidor pode escolher, no momento da compra, a essência que mais lhe agrada, na quantidade e embalagem que deseja – de 10 ml a 100 ml. O preço, segundo Thamis, é definido pelas lojas, mas varia entre R$ 7,00 e R$ 40,00, conforme a quantidade, independentemente da essência.

Entre os campeões de venda estão o número 45 (feminino), inspirado no famoso Angel de Thierry Mugler, e o número 74 (masculino), inspirado no Ferrari. As essências são parecidas com as dos perfumes importados, mas os preços são bem diferentes. Enquanto um Angel legítimo custa cerca de R$ 250,00 (embalagem de 25 ml), o número 45 da Le Sénéchal é vendido por aproximadamente R$ 18,00 o vidro de 30 ml.

Com relação às marcas concorrentes, Thamis garante que não se preocupa. ?Nosso público é fiel. A empresa cresceu investindo em qualidade?, assegura.

Novo no mercado

Entre as marcas recém-chegadas ao mercado está a Cazo, cuja sede está em São Paulo. De acordo com o diretor concessionário da marca no Paraná, Eduardo Nascimento, a Cazo chegou há apenas três meses no Estado, e já conta com aproximadamente 200 revendedores. Em todo o País, são cerca de 10 mil.

Ao todo, são 32 fragrâncias oferecidas, todas elas inspiradas em grifes famosas. É o caso do número 01, que lembra o Angel; o número 25, inspirado no imortal Chanel 5; o 28, muito parecido com o Ferrari Black; o 32, inspirado no Hugo Boss, entre outros. Independentemente da essência, o preço do frasco de 50 ml é sempre o mesmo: R$ 35,00. ?Os diferenciais dos nossos produtos são o preço e a fixação, que é excelente?, garante Eduardo Nascimento.

A Fator 5, fundada há onze anos em São Paulo, é outro exemplo de que o setor não pára de crescer. Começou com apenas mil revendedoras, e hoje tem 110 mil em todo o País. A produção, no quintal da casa dos fundadores Márcia e Luciano Carvalho, já alcança 220 mil perfumes por mês.

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