Páscoa deste ano deve ser 10% mais cara

São Paulo  – Os preços dos ovos de Páscoa vendidos pelos supermercados estarão 10% mais altos este ano, em relação a 2003. Este foi o percentual médio repassado pelas fabricantes de chocolate, em razão das oscilações do custo do cacau. Os produtos devem começar a ser vendidos nas lojas na segunda semana de março, segundo a Associação Brasileira dos Supermercados (Abras).

Apesar do aumento, o varejo está apostando em um acréscimo de venda em relação a 2003, quando o desempenho foi considerado fraco. A maioria das empresas (77,4%), de acordo com pesquisa realizada com 50 supermercados pela associação nacional do setor, encomendou a mesma quantidade ou mais na comparação com o ano passado.

Na média de todos os produtos tradicionalmente comercializados na data, os pedidos atualmente são entre 5% e 20% maiores. Apenas 18,9% dos varejistas compraram menos.

Neste ano, novamente haverá predominância de produtos de menor gramatura, em razão do cenário de contenção de renda da população. Metade das empresas vai aumentar em 13% a compra de ovos de até 150 gramas. Já 42% vão comprar 11% mais ovos de 150 a 500 gramas.

Também em razão da contenção da renda do consumidor, os supermercados apostam em uma boa saída de bombons, cujos preços costumam ser mais acessíveis. Apenas 10% dos empresários entrevistados pretendem comprar um volume menor do produto em relação a 2003. Sem a pressão do dólar -que está estabilizado na faixa de R$ 2,90, contra R$ 3,57 no ano passado -, o varejo está apostando também na maior procura pelo bacalhau: 28% dos supermercados vão comprar entre 15% e 20% mais deste item.

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