Parte da dívida rural deve ser renegociada, diz Stephanes

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse que a proposta encaminhada pelo ministério para a área econômica do governo prevê a renegociação de R$ 40 bilhões em dívidas dos produtores rurais. Em conversa informal com jornalistas, durante jantar de confraternização, o ministro afirmou que as dívidas totais do setor rural somam R$ 120 bilhões.

Stephanes disse que a proposta encaminhada pela Agricultura ainda está sendo avaliada pelo ministério da Fazenda. O ministro reafirmou que o prazo final para divulgação da proposta é 28 de dezembro, conforme compromisso firmado em conjunto com os ministros da Fazenda Guido Mantega e do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel. Stephanes disse que a divulgação de uma proposta até o final deste ano é um compromisso moral assumido por ele.

De acordo com Stephanes, a proposta encaminhada pela Agricultura prevê renegociação de dívidas do Pesa (Programa de Saneamento de Ativos), da Securitização, da cacaicultura (relativa ao cultivo de cacau) e da cafeicultura, entre outros. O ministro contou ainda que o Ministério da Fazenda dispõe de estudos elaborados por uma consultoria privada que mostram quais são os custos de produção e os preços de venda dos produtos agrícolas no mercado interno e nas bolsas internacionais. Com base nestes estudos, a área econômica do governo pode definir as dívidas que podem ser pagas pelos produtores rurais.

Voltar ao topo