Parceria com o BB para aumentar exportações

Oferecer soluções de comércio exterior para internacionalização de micros, pequenas e médias empresas paranaenses. Esta é a meta do protocolo de intenções que o governo do Paraná e o Banco do Brasil assinaram ontem para implantação no início de 2006. A parceria, além de incentivar o aumento das exportações, prevê a diversificação de mercados de destino e a ampliação da pauta dos produtos paranaenses.

O secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, afirmou que a diretoria regional de comércio exterior do Banco do Brasil mostrou a necessidade de um mapeamento das empresas exportadoras no Estado. ?Nós já encontramos 28 países considerados como mercados não-tradicionais. Ao cruzarmos informações com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Agência de Promoção de Exportações e o Banco do Brasil, maximizamos os resultados das empresas do Paraná?, explicou Moreira Filho.

Ações

A parceria atende às diretrizes do governador Roberto Requião quanto ao comércio exterior e terá como foco a inserção dos Arranjos Produtivos Locais (APL?s) no mercado externo. ?É assim que internacionalizamos as empresas, através da municipalização do comércio exterior. Atingimos micros, pequenas e médias empresas que possuem qualidade em seus produtos, mas ainda reticentes ao mercado internacional?, observou.

Outra diretriz que será firmada entre o Paraná e o Banco do Brasil está nas missões empresariais organizadas pelo governo. O banco passaria a apoiar de modo efetivo as empresas do Paraná. Para Santiago Gallo, coordenador de Assuntos Internacionais e do Mercosul, chegou a hora do uso da ?inteligência competitiva para as exportações?. ?O Paraná terá uma vitrine para a conquista de novos mercados.?

Voltar ao topo