Paranaguá beneficiada por acordos com a Venezuela

O Porto de Paranaguá e os Portos de Cabello, Guanta e La Guaira passarão a ter linhas comerciais exclusivas para o transporte de produtos entre o Brasil e a Venezuela. O acordo firmado entre o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, e representantes dos terminais venezuelanos fará com que a soja não-transgênica, óleo de soja, cagas congeladas e tratores – os principais produtos exportados do Brasil para a Venezuela – tenham o porto paranaense como ponto de embarque preferencial. Já Paranaguá receberá, a partir dos três portos venezuelanos, mercadorias como uréia, aço e petróleo.

?A Venezuela tem aumentado muito as importações de frangos produzidos no Paraná. Só este ano, a exportação do produto para a Venezuela subiu 428% e o Paraná, como outros estados agrícolas, está importando muito a uréia da Venezuela?, declarou Eduardo Requião. Outra vantagem do acordo será a atração de cargas que são movimentadas por outros portos para Paranaguá.

A movimentação de contêineres com cargas congeladas pelos portos de Paranaguá e Antonina poderá ser fomentada com a utilização preferencial do berço de atracação 9, em Paranaguá, e também do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) que possui espaço para 1.500 contêineres refrigerados, e do Terminal da Ponta do Félix, em Antonina, o mais qualificado na América Latina para movimentação dessas mercadorias.

Seminário internacional

A integração entre os Portos do Paraná e da Venezuela se estenderá para discussões que deverão envolver outros países da América Latina. O I Encontro Brasil Portuário (onde será discutida a legislação portuária brasileira) e o I Encontro de Portos Latino-Americanos (que abordará questões de logística e desenvolvimento), promovidos pela Appa em parceira com o Centro Universitário Positivo (UnicenP), terão o objetivo de buscar soluções para a logística portuária. Os eventos paralelos ocorrerão nos dias 4, 5 e 6 de abril de 2006, em Curitiba, e deverão reunir principalmente os superintendentes, diretores e assessores jurídicos dos portos brasileiros.

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