Paraná é destaque em ciência e tecnologia

O Paraná está fechando o ano de 2003 como o estado brasileiro que se destacou na área da ciência e da tecnologia, conquistando o reconhecimento de cientistas e de pesquisadores de todo País e do exterior com o desempenho e os trabalhos do Lactec – Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento. O Lactec conquistou o prêmio nacional de melhor instituição do País na área de inovações tecnológicas e foi escolhido pelo governo brasileiro para representar o País no IPHE, International Partnership Hidrogen Energy, órgão criado pelos Estados Unidos e outras 13 nações, para pesquisar e desenvolver uma nova matriz energética mundial.

?Conquistamos o reconhecimento das comunidades científicas nacional e internacional numa demonstração inequívoca que o Paraná têm excelência na área de ciência e tecnologia, com pesquisadores e cientistas de altíssima qualificação?, comentou o diretor superintendente do Lactec, Alceni Guerra. O Lactec foi eleito pelo Ministério da Ciência e Tecnologia como a melhor instituição do País, neste ano, na área de inovações tecnológicas, recebendo prêmio da Finep-Agência Financiadora de Projetos, disputado por institutos de pesquisa de todo o País.

Pesquisadores e cientistas da instituição paranaense acompanharam a ministra das Minas e Energia, Dilma Rousseff, em outubro, em missão do governo brasileiro a Washington para participar da criação do IPHE, num esforço liderado pelos Estados Unidos e outras 13 nações, para o desenvolvimento de uma nova matriz energética no mundo que reduza a dependência do planeta por combustíveis fósseis. ?Há três anos desenvolvemos projeto na área de geração de energia por hidrogênio. Já temos três células de geração de energia por hidrogênio em operação, o que coloca o Brasil na posição de único país da América Latina a estudar e a dominar essa tecnologia?, disse Guerra, explicando as razões pelas quais pesquisadores do Lactec foram indicados pelo governo brasileiro para representá-lo junto ao IPHE.

A primeira experiência do Lactec na área de energia por hidrogênio foi com a inauguração, em agosto de 2001, da uma célula com capacidade para geração de 200 quilowatts e faz parte de projeto desenvolvido junto com a Companhia de Energia do Paraná (Copel). O projeto avalia a viabilidade técnica e econômica das células de combustível como fonte primária de energia. Uma das três células gera energia para o Centro de Computação da Copel. Outras duas são utilizadas na alimentação do prédio do Lactec, no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná ( UFPR ) e como fonte de eletricidade e de água quente para o Hospital Erasto Gaertner.

?Além de sermos responsáveis pela instalação da primeira célula de geração de energia por hidrogênio na América Latina, fomos os primeiros do Hemisfério Sul a ter uma unidade funcionando em regime contínuo?, comentou Alceni Guerra. Além das células de combustível por hidrogênio, o Lactec desenvolve em seus laboratórios estudos das chamadas tecnologias correlatas, relacionadas à geração distribuída, à eletrônica de potência e à qualidade de energia cinética de eletrodos, entre outras.

Voltar ao topo