Para Zimmermann, diesel com biodiesel pode ser comercializado em 2010

Rio de Janeiro – O governo federal decidiu antecipar para 2010 a entrada em vigor do B5, óleo diesel com a adição de 5% de biodiesel, prevista para vigorar obrigatoriamente somente a partir de janeiro de 2013. A informação foi dada pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann.

?Vamos antecipar o B5 de 2013 para 2010. Com o que existe hoje de oferta, como conseqüência do programa em que o governo incentiva a produção por parte dos pequenos agricultores, esta adição já será possível em 2010?, revelou durante palestra no seminário de energia promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O B2 – diesel comercializado com 2% de adição de biodiesel – passará a ser obrigatório a partir de 1º de janeiro do próximo ano. Para atender à demanda do mercado, serão necessários, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), cerca de 840 milhões de litros de biodiesel por ano.

"Hoje a produção de biodiesel é de 750 milhões de litros [por ano], e a previsão é que em 2010 atinja 3,3 bilhões de litros, volume que nos permitirá antecipar a entrada do B5?, disse Zimmermann.

Voltar ao topo