Para FMI, economia global pode desacelerar

A atual turbulência nos mercados financeiros deverá afetar o crescimento da economia mundial, alerta o Fundo Monetário Internacional (FMI). "Até agora o crescimento global permanece sólido, mas alguma desaceleração pode ser esperada", observa o Relatório de Estabilidade Financeira Global (GFSR, na sigla em inglês), divulgado pelo FMI.

O documento observa que a economia global entrou no atual período de turbulência enquanto registrava crescimento sólido, especialmente nos países emergentes. Os riscos aumentaram de forma significativa e, mesmo que não se materializarem, "as implicações serão importantes e de longo alcance".

Uma correção desordenada dos atuais desequilíbrios é vista como arriscada pelo Fundo, particularmente se os investidores estrangeiros se afastarem dos ativos dos EUA. Apesar desse temor o relatório informa que um crescimento menor dos EUA e a depreciação do dólar ajudariam a reduzir o déficit de conta corrente do país.

Com relação à crise no mercado de crédito imobiliário de risco (subprime) nos EUA, o FMI prevê um agravamento dos problemas e avisa que os efeitos dos excessos cometidos neste segmento devem persistir ao longo do ano que vem, à medida que começarem a subir os juros das hipotecas.

Voltar ao topo