ONU prevê inflação de 6% para o Brasil

O Brasil deve registrar um crescimento econômico de 4% e uma inflação de 6% neste ano, previu a Organização das Nações Unidas (ONU) ontem. O número de expansão, contido em um relatório de perspectivas mundiais para 2005 divulgado pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, está em linha com as projeções do governo e do mercado, enquando o de inflação supera as estimativas de, respectivamente, 5,3 e 5,7%.

A projeção do departamento para o Produto Interno Bruto brasileiro em 2004 é de um avanço de 5,2%. Para a América Latina, o departamento previu uma expansão de 5,5% em 2004 – impulsionado pelo bom desempenho do Brasil e pelas recuperações na Venezuela e na Argentina – e de 4% em 2005.

"A região vai continuar crescendo em 2005, mas provavelmente enfrentará um cenário externo menos favorável, o que causará a desaceleração do crescimento do PIB para 4%", afirmou o relatório.

"Entre as condições que irão sustentar a expansão em 2005 estão as boas condições macroeconômicas, as taxas de juros reais relativamente baixas, as políticas fiscais sólidas, as baixas taxas de inflação, as competitivas taxas de câmbio e superávits em conta corrente."

Entre os riscos para a região, o departamento citou os elevados preços do petróleo, que podem acelerar a inflação e obrigar os governos a achatar a demanda doméstica por meio de juros mais altos.

Voltar ao topo