Obama ameaça veto a projeto fraco de reforma financeira

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse no discurso sobre o Estado da União, feito na madrugada desta quinta-feira (hora de Brasília) que vetará qualquer projeto de lei para a reforma do sistema financeiro que seja fraco.

“Os lobistas estão sempre tentando matá-la” disse Obama sobre a reforma do sistema financeiro. “Bom, nós não deixaremos eles vencerem essa luta. E se o projeto de lei que for parar na minha mesa não cumprir a função de uma reforma verdadeira, eu vou mandar ele de volta” ao Congresso, disse Obama.

A Câmara dos Representantes passou o projeto de lei em dezembro, que iria revisar a maneira como o governo regulamenta os mercados financeiros. O projeto prevê a criação de uma agência reguladora proposta pela Casa Branca para proteger os consumidores e dará mais poder aos reguladores para dividirem empresas falidas, além de aumentar a vigilância sobre produtos financeiros exóticos.

Obama não detalhou no discurso questões específicas que o poderão levar a vetar qualquer projeto de lei mais amplo de regulamentação financeira.

Voltar ao topo