Nunca é cedo para receber a restituição

São Paulo (AE) – Prestar contas ao Leão já nos primeiros dias de março é, praticamente, incluir o seu nome no primeiro lote de restituição do Imposto de Renda (IR). Desde que, é claro, o contribuinte não caia na malha fina.

Daí, os especialistas aconselharem aos contribuintes aproveitarem o feriado prolongado de Carnaval para juntar a papelada relativa ao IR e ficar entre os primeiros quando a Receita Federal der o sinal verde para o envio da declaração.

Dos 746 mil contribuintes que caíram no ano passado na malha fina, 370.700, ou seja, quase 50%, foram pegos por omissão de renda. Quase 30% (219.500) ficaram com a declaração retida por conta de divergências entre o que declararam e o que foi declarado pelas respectivas fontes pagadoras. E pouco mais de 20% (155.800) ficaram sem ver a cor da restituição porque fizeram deduções indevidas.

Em relação à omissão de receitas, Luiz Monteiro, auditor da Receita Federal, chama a atenção para cobertura de férias e outros trabalhos temporários. ?Não deixe de informar. Vá atrás da fonte pagadora, pois ela certamente vai mandar uma cópia à Receita e se você não declarar cairá na malha fina.?

Os profissionais liberais, que recebem de pessoas físicas, ou pessoas que têm imóveis alugados têm de reunir todos os comprovantes de recolhimento mensal.

As fontes pagadoras terão até 28 de fevereiro para entregar os comprovantes de rendimento. ?Mas, até lá, o contribuinte já deve ter reunido numa pasta a cópia da última declaração, o respectivo disquete, recibos de médicos, dentistas, escolas e outros comprovantes.?

Com os documentos em mãos, Monteiro garante que o contribuinte pode fazer a declaração em dez minutos, se for por computador. ?A grande novidade deste ano é para as pessoas que têm empregada doméstica registrada. Vão ter uma boa redução no imposto a pagar.? O auditor destaca que a dedução será válida só para quem fizer a declaração no modelo completo (o azul).

Voltar ao topo