Número de empregos temporários aumentará no Estado

Contratações temporárias no período do Natal devem aumentar 7% em lojas, shoppings e supermercados de todo país, gerando 123 mil vagas no Brasil. No Paraná, estão previstas 9,2 mil novas contratações, segundo estimativa da Associação Brasileira das Empresas de Serviço Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem).

As 245 Agências do Trabalhador do Paraná já têm vagas para quem busca emprego temporário. Nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Guaratuba, Caiobá e Cianorte, por exemplo, os empresários anteciparam as contratações para atender as demandas do Natal e Ano Novo.

Para o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, quem procura um emprego com carteira assinada deve aproveitar o período, já que muitos trabalhadores temporários são efetivados a partir de janeiro.

“Esse momento é ideal para quem não tem experiência, pois as empresas precisam de mão-de-obra e ficam menos exigentes. É a hora de mostrar serviço e garantir que, depois do período determinado, o chefe lembre do bom trabalho e efetive o funcionário. Vale lembrar que é no início do ano que as empresas fazem ajustes em seus quadros funcionais”, afirmou.

Vagas

Na Agência do Trabalhador de Curitiba já estão abertas 145 vagas para vendedor e 40 para caixa. As oportunidades são para contratação imediata e com possíveis efetivações a partir de janeiro, explica a supervisora da Central de Vagas, Nathalie Zucon. Segundo ela, a expectativa é de que a partir do final de setembro comecem a surgir mais vagas.

Em Maringá, empresários locais procuram 23 pessoas para o cargo de vendedor. Em Londrina, são oito vagas para o comércio e três para limpeza de shoppings e lojas. No litoral, a maior parte das oportunidades ofertadas é para trabalhar em restaurantes e hotéis.

Em Caiobá, são cinco vagas para auxiliar de cozinha e 11 para garçom. Na praia de Guaratuba, são quatro vagas para auxiliar de cozinha, duas para cozinheiro e duas para garçom. Cianorte, com a economia voltada para a confecção de roupas, tem dez vagas para auxiliar de corte de tecido e 24 para costureira.

Os interessados nestas oportunidades de emprego devem comparecer na Agência do Trabalhador de suas cidade munidos de carteira de trabalho, documento de identidade e comprovante de residência. Todo o serviço é gratuito.