Novo terminal muda perfil exportador

São Paulo

– O Terminal de Contêineres de Paranaguá inaugurou ontem a primeira das quatro etapas de seu projeto de modernização e ampliação no terminal portuário. Foram investidos até agora R$ 128 milhões em obras e equipamentos e a expectativa da empresa é transformar o porto em um grande movimentador de cargas manufaturadas na América Latina.

A Fase 1 começou em janeiro de 2001 e as obras foram concluídas este mês. Do total aplicado nesse período, R$ 79 milhões foram financiados pelo BNDES/Unibanco e R$ 49 milhões vieram de recursos próprios. Cerca de R$ 50 milhões foram aplicados em obras civis de infra-estrutura e R$ 80 milhões na aquisição de equipamentos de operação e movimentação de contêineres.

Essa etapa inicial coloca em operação três novos guindastes para carga e descarga, agilizando a movimentação de cargas em contêineres. Esses equipamentos contam com o apoio de seis Rubber Tyred Gantry Cranes (RTGs), que fazem o manuseio dos contêineres no pátio. Foram adquiridos também 12 terminais tractors, 14 terminais traillers e duas empilhadeiras reach stacker, todos em operação no pátio do TCP.

Novo perfil

O TCP acredita que Paranaguá pode mudar seu perfil de exportador de produtos agrícolas. “Há uma tendência mundial de aumento de cargas acondicionadas em contêineres que se soma à crescente industrialização do Estado e à oferta de melhores serviços para exportadores e importadores”, afirma o gerente comercial do TCP, Marcelo Mardes. A movimentação de contêineres no Porto de Paranaguá passou de 140 mil TEUs (unidades de contêiner de 20 pés) em 1998 para 257.530 TEUs em 2001 e a empresa projeta para este ano movimentação de 280 mil TEUs.

A principal obra foi a pavimentação em concreto e fibra de aço de 230 mil m2 de área para a armazenagem de contêineres. A infra-estrutura atual exigiu também a reforma de 485 metros de cais, onde foram refeitos o sistema de drenagem, com a demolição e substituição de vigas, instalação de novos trilhos e defensas.

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