Novidades conquistam consumidores

Nova York – Recém-vitoriosa na batalha pela compra da AT&T Wireless, a Cingular – a maior empresa de telefonia celular dos EUA – lançou uma promoção que abalou o mercado. Se os consumidores não usarem todos os minutos do seu plano num mês, eles poderão ser acumulados com o do mês seguinte. Os concorrentes tiveram de oferecer a mesma vantagem a seus clientes. Pouco tempo antes, eles haviam sido obrigados a deixar os consumidores tagarelarem à vontade nos fins de semana, sem contar os minutos computados no plano, depois que a Cingular lançou a novidade.

Agressividade talvez seja a palavra-chave usada pelos executivos para definir a Cingular. Apostando numa atitude guerreira, a empresa venceu uma das maiores batalhas financeiras ao comprar a AT&T Wireless em 17 de fevereiro, dia em que não faltou nenhum dos ingredientes de um bom filme de suspense: tensão, informações e contra-informações, jornalistas de plantão, escritórios mobilizados em várias partes do mundo, bilhões de dólares em jogo, executivos estressados correndo de um lado para outro, gente (especialmente da inglesa Vodafone) que foi dormir feliz pensando que a batalha estava ganha e, quando acordou, descobriu desesperada que a guerra tinha sido perdida.

Nesse jogo de vida e morte, saiu vencedora a Cingular, que se transformou na detentora de 46 milhões de assinantes nos Estados Unidos – 22 milhões da Cingular e 24 milhões ganhos com a compra da AT&T Wireless – o que significa 29% do competitivo mercado norte-americano, superando Verizon (com 24,3%), Sprint (10.3%), T.Mobile (8,5%) e Nextel (8%).

– Foi um bom negócio para a empresa. A Cingular era mais forte no varejo e a AT&T, com empresas. A compra transformou a Cingular numa empresa boa, com um bom perfil de clientes – diz o analista de mercado Michael Weaver, da Fitch, empresa de análise de risco dos Estados Unidos.

A nova Cingular ainda precisa ser aprovada pelos órgãos reguladores, e seu formato só será definido em fins de 2004. Virou um gigante que cobre 49 estados norte-americanos e tem faturamento anual de US$ 37 bilhões, muito mais do que os US$ 15,5 bilhões registrados no balanço do ano passado, antes da compra da AT&T Wireless.

Os consumidores não estão esperando muito da nova Cingular. Dizem que tanto a AT&T Wireless quanto a Cingular, separadas, já não eram muito eficientes no atendimento das reclamações dos usuários.

– Não acho que os serviços vão melhorar agora – reclama David Heim, diretor-adjunto de um serviço de defesa do consumidor, que teme que a formação de grandes oligopólios na telefonia acabe com a redução dos preços dos serviços, que nos últimos anos caiu 22%.

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