Novas regras para celulares chegam em julho

A partir do dia 6 de julho, os clientes do Sistema Móvel Pessoal (SMP) de telefonia celular no Estado de São Paulo, passarão a seguir a nova determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) os clientes da Vivo e da Tess. Os demais não se enquadram ao sistema SMP. As operadoras de ligações à distância são as usadas para telefones fixos, respeitando as mesmas áreas.

Durante quatro meses, a partir daquela data, os celulares ainda farão ligações sem a necessidade da operadora. Porém, após esse período, as ligações para outras áreas sem o código não serão completadas, explica Jarbas Valente, superintendente de Serviços Privados da Anatel.

Segundo ele, muda também a tarifação de ligações entre áreas urbanas de mesmo código de área (DDD), como a feita de Curitiba a Ponta Grossa, e vice-versa. Até agora, essas chamadas são mais caras que a local e, a partir de 6 de julho, serão cobradas como ligações locais.

As ligações fora da área do celular (em roaming) também mudam. Se um celular expedido na cidade de Curitiba estiver no Rio e fizer ligação para aquele mesmo Estado, não será mais necessário discar o código da área, ou seja, o código 21. Essa ligação será considerada local. Mas, para esse mesmo telefone ligar para Curitiba, será necessário o uso da prestadora, mais o código da área (41).

Indefinições

A expectativa da Anatel é que, com a concorrência aberta, os preços das chamadas caiam. Mas algumas operadoras de celular têm previsão diferente. “Nós comprávamos essas ligações no atacado e o consumidor não terá esse poder de barganha”, diz Carlos de la Rosa, vice-presidente de Regulamentação e Relações Institucionais da Vivo.

Uma certeza, segundo Valente e também de acordo com operadoras que já usam esse sistema, como Oi e TIM em São Paulo, é que o custo da ligação interurbana e internacional feita por telefone pré-pago será idêntico ao valor da ligação de um pós-pago. As operadoras, de todo modo, ainda não divulgaram os valores.

Outra dúvida ainda sem resposta é se haverá diversas contas, uma para cada operadora, ou apenas uma. Valente espera que continue a haver só uma, com todas as cobranças.

Voltar ao topo