Movimento de vigilância dos impostos

Para alcançar a meta de 1,5 milhão de assinaturas de brasileiros, será lançado no Paraná, na próxima terça-feira (4/4), o movimento nacional ?De Olho no Imposto?, que visa esclarecer a população sobre a carga de tributos e o destino dos recursos arrecadados no Brasil. Criado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o movimento já reúne mais de 20 entidades paranaenses engajadas na obtenção de assinaturas que servirão para criar um projeto de lei popular a ser enviado à Câmara Federal. O projeto pedirá a regulamentação do parágrafo 5.º do artigo 150 da Constituição Federal, que prevê a discriminação em nota fiscal do valor dos impostos sobre produtos e serviços.

Durante o lançamento, o presidente da ACSP, Guilherme Afif Domingos, proferirá palestra às 10h, na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (Rua XV de Novembro, 2987) sobre a natureza do movimento e o tamanho da carga tributária brasileira.

Segundo dados da ACSP, são arrecadados cerca de R$ 1,5 bilhão em impostos diariamente no Brasil. Ao final deste ano, a soma chegará à marca de R$ 800 bilhões. A carga tributária média dos bens de consumo no País é de 40%. Mas há os que extrapolam esse limite. A cachaça, por exemplo, tem 83% do seu preço pago em impostos. Outra bebida alcoólica, a cerveja, também reverte muito do seu valor de venda para os cofres públicos: 56% são taxas. 

Voltar ao topo