Missão técnica da Hydro Québec conhece a Copel

O governador Roberto Requião recebeu ontem uma missão técnica da Hydro Québec, empresa pública canadense de energia, com atividade em vários países. O diretor de Negócios Internacionais da empresa, Bruno Ménard, o gerente de Projetos Jocely Gagnon, e o gerente de Negócios Simon Assouline, vieram ao Paraná conhecer as tecnologias desenvolvidas pela Copel e identificar oportunidades de parceria entre as empresas. “Inicialmente, eles propõem que o Lactec (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento), envie três técnicos ao Canadá para que conheçam também como funcionam os laboratórios da Hydro Quebec”, explicou o governador.

Esta é a segunda visita de representantes da estatal canadense. As missões com objetivo de buscar oportunidade de negócios e parcerias são resultado da missão paranaense ao Canadá, liderada por Requião, em maio deste ano. Na oportunidade, o governador, empresários e técnicos da Copel conheceram a Hydro Québec.

Requião convidou os representantes da empresa do Canadá a conhecer a tecnologia desenvolvida no Estado na área de produção e distribuição de energia elétrica. “A Copel e Hydro Québec são empresas irmãs porque têm excelência em empreendimentos hidráulicos, além de serem estatais”, destacou o diretor de Geração e Transmissão de Energia da Copel, Robson Luiz Schieffer.

Usina

A comitiva permanece no Paraná até hoje, dia reservado pela equipe para conhecer a Usina Governador Parigot de Souza, ainda a maior usina hidrelétrica subterrânea do Sul do País e um verdadeiro marco na engenharia brasileira de grandes obras. Com 252 megawatts de potência instalada, a central possui um conjunto de 22 quilômetros de túneis escavados no interior da Serra do Mar para gerar eletricidade, aproveitando um desnível de 754 metros entre os rios Capivari – na região de Campina Grande do Sul – e Cachoeira, localizado no pé da Serra do Mar.

Os técnicos canadenses manterão com profissionais da Copel reuniões de trabalho para apresentar a tecnologia empregada na Hydro Québec e conhecer as que são usadas na empresa paranaense, nas áreas de segurança de barragens, manutenção de equipamentos eletromecânicos e gestão empresarial. Eles também visitam o Centro de Operação da Geração da Copel, instalado em Curitiba, e que comanda, supervisiona e controla todo o funcionamento das suas principais usinas hidrelétricas.

A Copel foi a primeira empresa do setor elétrico nacional a centralizar a operação do seu parque gerador e comandar remotamente essas instalações. Para tanto, desenvolveu sua própria tecnologia de automatização, que tem atraído o interesse de diversas empresas de geração do Brasil e do exterior.

Voltar ao topo