Ministro afirma que não há discriminação a capital estrangeiro

O ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) defendeu hoje o governo das críticas que tem sofrido por adotar medidas consideradas protecionistas e que afugentam o investimento estrangeiro.

Em evento organizado pela revista “Exame” em São Paulo, Pimentel disse que a economia brasileira é “uma das mais abertas do mundo” e que “o capital estrangeiro é bem-vindo”.

“Desde que produzam aqui, não há qualquer discriminação ao capital estrangeiro”, afirmou.

O governo tem sido criticado por impor barreiras a produtos feitos no exterior e por aumentar os impostos de veículos de montadoras que não instalem unidades no país.

Pimentel afirmou que o Brasil está atuando em “legítima defesa” para defender os fabricantes brasileiros e que age dentro das regras da OMC (Organização Mundial do Comércio).

“O Brasil é o terceiro ou quarto mercado para produtos industriais. Temos que ter cadeias produtivas à altura deste mercado, sob pena de entregarmos para outros países um mercado como este”, afirmou.

O ministro afirmou que essa estratégia, em um foco mais fechado, aparenta ser apenas um conjunto de medidas. Mas se ampliada a visão o governo está adotando um novo modelo econômico que tem como objetivo reduzir os custos de produção das empresas.

Voltar ao topo