Milho segunda safra tem novo zoneamento agrícola

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ivan Wedekin, lançou ontem o zoneamento agrícola (Zoagro) para o milho 2.ª safra (safrinha) no Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, para o sorgo no Ceará, Paraíba, Pernambuco e Sergipe e para o feijão macaçar no Piauí. O anúncio foi feito durante audiência na Comissão de Agricultura e Política Rural da Câmara dos Deputados.

Wedekin anunciou também o zoneamento para o trigo irrigado e de sequeiro no Mato Grosso e de milho em Alagoas. Ele destacou ainda a importância desse instrumento para que os produtores possam aderir ao seguro agrícola oficial (Proagro). Os agricultores interessados em se habilitar ao programa devem consultar o site do ministério (www.agricultura.gov.br) ou buscar informações em cooperativas, sindicatos rurais e agentes financeiros.

O zoneamento agrícola é um instrumento que oferece informações e indicações aos produtores sobre a cultura mais adequada para cada município e a melhor época para plantá-la. O Zoagro usa dados acumulados em 30 anos por um sofisticado sistema de monitoramento e também mede o risco climático nas principais regiões produtoras do país. Além disso, indica os melhores tipos de solo e de sementes, a fim de reduzir as perdas nas lavouras, garantir o abastecimento e manter o equilíbrio dos preços dos produtos.

Para aderir ao seguro agrícola oficial (Proagro), os produtores precisam seguir as regras estabelecidas pelo Zoagro. Os dados do zoneamento agrícola são coletados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), universidades, institutos e empresas estaduais de pesquisas.

Voltar ao topo