Mercado aposta em manutenção da Selic em 18,50% ao ano

A maior parte dos analistas acredita que o Comitê de Política Monetária (Copom) vai manter os juros básicos, hoje em 18,5% ao ano, principalmente por causa da continuidade da pressão sobre o câmbio. De 30 instituições consultadas pela Agência Estado, 22 apostam na manutenção da Selic. A expectativa do mercado é de que continue em vigor o viés de baixa, o instrumento que permite ao Banco Central (BC) reduzir os juros a qualquer momento.

Hoje (16), a taxa dos contratos de juros para janeiro, os mais negociados, subiu de 22,75% para 23,15% ao ano. Alguns economistas, no entanto, consideram possível uma queda de 0,25 a 0,5 ponto porcentual, devido ao afrouxamento da meta inflacionária para 2003 e do comportamento favorável dos preços livres – os únicos que são afetados diretamente pela política monetária.

O economista Roberto Padovani, da Tendências Consultoria Integrada, é um dos que apostam na manutenção da Selic em 18,5%. Ele lembra que o Copom não baixou os juros em junho por causa do comportamento do câmbio e do risco País, dois indicadores que só pioraram nos últimos 30 dias. O dólar pulou de R$ 2,70 para R$ 2 872 e o risco País, de 1.250 para 1.554 pontos. Padovani acredita ainda que o viés de baixa será mantido, podendo ser usado se o câmbio começar a cair ou pelo menos se estabilizar.

Voltar ao topo