Meirelles evita comentar decisão do Banco Central americano

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse que não cabe ao BC "elaborar avaliações sobre o que fazem os bancos centrais de outros países e menos ainda dar indicações sobre suas próximas ações". Ele fez esta afirmação durante o 5º Fórum Anual Brasileiro de Investimento, organizado pela revista LatinFinance, abordando a decisão unânime de ontem do Federal Reserve (Fed, banco centra americano) de reduzir o juro básico do país em 0,50 ponto porcentual, para 4,75% ao ano.

Indagado posteriormente por jornalistas sobre o mesmo assunto, Meirelles afirmou que cada banco central toma suas decisões, fazendo análises conjunturais de cada país e também leva em consideração a inflação futura. "Cabe ao BC tomar atitudes preventivas e o Fed acredita que o risco de recessão supera o de inflação", comentou.

Para ele, após a decisão de ontem, a equipe do Fed continuará avaliando o processo de desenvolvimento econômico norte-americano. Indagado sobre se a decisão atenua ou põe fim à crise desencadeada no mercado de crédito, Meirelles economizou palavras: "vamos aguardar.

Ele também evitou fazer comentários a respeito do impacto da decisão do Fed sobre o câmbio e a inflação no Brasil. Tampouco quis comentar sobre a possibilidade de aumento de fluxo de capitais para o Brasil. "Decisões positivas para o Brasil são as decisões mais certas", limitou-se a dizer.

Voltar ao topo