Fiep

Luxemburgo pode ser ponte para exportação paranaense

Uma plataforma de negócios internacionais está à disposição dos empresários paranaenses que têm interesse em exportar seus produtos. Nesta segunda-feira (05) o Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) promoveu o evento “Sucesso na internacionalização de negócios: experiências e oportunidades apresentadas pelas Agências governamentais de Desenvolvimento Econômico Belga”.

Na ocasião, Thierry Muschang, diretor da empresa PWC, de Luxemburgo, e Joël Marinozzi, da Idelux, agência governamental da Bélgica, apresentaram aos empresários paranaenses as vantagens fiscais, legais, jurídicas e logísticas que Luxemburgo oferece às empresas brasileiras.

De acordo com Marinozzi, um dos objetivos principais deste arranjo institucional é eliminar os agentes intermediários das transações internacionais. “Os brasileiros geralmente usam um trader nesses negócios, que geralmente se beneficia das vantagens oferecidas. Sem ele neste processo, o empresário e o mercado têm a ganhar”, avalia.

Segundo Muschang, somam-se às vantagens legais e fiscais apresentadas o fato de Luxemburgo estar localizado “no coração da Europa” e ter à disposição todas as competências na área de comércio internacional. “As empresas interessadas terão lá um bureau de exportação, que vai permitir que os empresários brasileiros gozem das vantagens de outros mercados mundiais”, avaliou.

Uma das características deste arranjo que mais agradou o assessor comercial da empresa Madeplast, de Curitiba, Richard Prieto, é o fato da oportunidade Belga-Luxemburguesa contemplar empresas de vários tamanhos. “É para todas, não somente aquelas que já estão estabelecidas”, afirma.