Japão é foco para indústria paranaense

Em 2004, as exportações paranaenses para o Japão cresceram mais de 50%, com a ampliação das vendas de produtos industrializados. Para aproveitar a fase de expansão dos negócios com o mercado asiático, o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), realiza em Curitiba, na próxima segunda-feira (8), o seminário ?Oportunidades com o mercado japonês?.

?No ano passado, o Paraná soube aproveitar as oportunidades de negócios, como o caso da gripe do frango, e as vendas para o Japão deram um salto significativo, chegando perto dos US$ 200 milhões. Acreditamos que ainda há espaço para avanços maiores?, informa o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, anfitrião do encontro que terá as presenças do cônsul geral do Japão no Paraná, Hirotsugu Hagiuda, e do consultor para comércio internacional, Elias Antunes, especialista no mercado asiático.

Segundo o coordenador geral de Novos Negócios da Fiep, Henrique Santos, somente no item de carnes de frango processadas houve alta de 177% nas exportações, que saltaram de US$ 49 milhões para US$ 136 milhões, de 2003 para 2004. Santos informa que, depois das rodadas de negócios feitas em fevereiro pela Fiep com grandes redes atacadistas japonesas, em Curitiba, o Estado exportou 40 mil toneladas a mais de frango ao Japão, atingindo a marca de 77 mil toneladas.

Também houve altas significativas nas vendas de outros industrializados, como carne de cavalo, asinino e muar (60%), madeiras processadas e laminadas (45%), motores diesel ou semidiesel (28%). Outros produtos, cujas exportações registraram crescimento acima de 30%, foram fios de seda, sondas, cateteres e cânulas, chá verde.

Seminário

Em função da potencialidade do mercado japonês, o consultor Elias Antunes explicará sobre peculiaridades para o fechamento de negócios e vai apresentar um perfil da economia e da demanda japonesas por novos produtos. O encontro será preparatório para uma missão empresarial paranaense que deve ir ao Japão ainda neste ano.

Henrique Santos informa que depois da palestras os empresários e participantes vão debater formas de atuar em conjunto para ampliar as vendas para o Japão. Para isto, vão se valer da metodologia organizacional Investigação Apreciativa para definir estratégias de negócios. 

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