Italianos querem estreitar laços

Com o objetivo de estreitar relações comerciais entre Itália e Paraná, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria e o Consulado-Geral da Itália no Paraná e Santa Catarina promoveram ontem um almoço que reuniu mais de 100 empresários na sede da Associação de Empresários da Cidade Industrial de Curitiba (Aecic). Atualmente, a Câmara Ítalo-Brasileira conta com 100 empresas filiadas que mantém negócios regulares com a Itália e com países que possuem as câmaras de negócios italianas. Segundo o cônsul-geral da Itália para Paraná e Santa Catarina, Mario Trampetti, iniciativas como a da Câmara têm aumentado o volume de negociação entre Paraná e Itália. “No ano passado foram 445 milhões de euros entre importação e exportação. Isso representa um aumento de 103% nas vendas do estado para a Itália”.

A previsão para esse ano é que o número aumente ainda mais. Há cerca de vinte dias o Banco mediocredito centrale definiu uma parceria com o Banco do Brasil para fomento e desenvolvimento tecnológico nas empresas brasileiras. A parceria disponibiliza linhas de crédito no valor de 200 mil a 5 milhões de euros para compra de insumos e equipamentos agrícolas.

“Temos de aproveitar essas potencialidades. Há um interesse muito grande dos italianos de investir e estabelecer parcerias aqui. O empresário que estiver interessado em buscar esses negócios deve nos procurar” explica Sandrini.

Câmara

Fundada em 1986, a Câmara Ítalo-Brasileira promove troca de informações por meio de diversas atividades e encontros entre empresários interessados em produtos e negócios disponíveis no Brasil e na Itália. Com atuação em 80 países, a entidade levanta e fornece dados sobre oportunidades oferecidas por ambos os mercados e divulga com freqüência assuntos econômicos, culturais e agrícolas que possam aproximar os negócios entre os países. Recentemente, promoveu missões empresariais, levando diversos executivos do Paraná e Santa Catarina para a Europa, com finalidade de incentivar novas parcerias.

Feira de alimentação em SP

O Brasil será sede, em novembro, da próxima edição da maior feira italiana de alimentação, que pela primeira vez poderá ser vista fora da Europa. A Cibus Brasil será realizada entre os dias 20 e 24 de novembro no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Trazido ao país pela embaixada da Itália, Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio de Indústria, Instituto Italiano de Comércio Exterior (ICE) e outras entidades ligadas à Itália, o evento irá reunir 120 empresas e 40 entidades representantes da gastronomia mais apreciada pelos brasileiros. Líderes mundiais na produção de maquinarias de alimentos, os italianos irão expor, além de alimentos típicos, novas tecnologias em equipamentos.

De acordo com Carlos Sandrini, diretor da Câmara de Comércio e do Centro Europeu, o Paraná é um dos principais mercados esperados na feira. “A relação entre o estado e o país europeu são favorecidas pela nossa afinidade econômica e cultural” comenta. Essa afinidade é comprovada por dados do ICE, que apontam que o Paraná importou o equivalente a US$277 milhões da Itália no ano passado. O cônsul italiano no estado, Mário Trampetti, destaca que o evento pode gerar contatos que favoreçam também a produção paranaense. “O estado é importante como base de produção. Alimentos produzidos aqui, como carne, leite e cereal pesam muito na balança italiana”, diz, complementando que empresários e produtores dos dois países têm grande interesse na modificação da política agrícola européia, que poderá beneficiar o mercado paranaense de exportações.

Voltar ao topo