Ipem promove seminário em Foz do Iguaçu

Começa nessa semana o calendário de 2006 do Programa Especial de Orientação (Peso) do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná – Ipem. O Peso tem como principal objetivo organizar um trabalho de parceria entre o Ipem, fabricantes e comerciantes, para que a estrutura técnica e humana do instituto esteja à disposição dos interessados nas várias etapas de produção, desde a utilização da matéria-prima para a fabricação até o instante em que o produto chegue ao consumidor.

A primeira ação desse ano será o seminário regional ?Qualidade e Metrologia Legal?, a ser realizado na próxima quinta-feira (02/02), na cidade de Foz do Iguaçu, com o intento de orientar e capacitar nas áreas de metrologia legal, direitos dos consumidores e do cidadão, organizar setores empresariais quanto às exigências legais dos produtos e serviços, e incentivar novos padrões de qualidade. Dirigido a empresários, técnicos, consumidores em geral, entidades representativas e funcionários de empresas, o seminário dará ênfase a microempresários, contadores, advogados, professores e alunos nas áreas de matemática, física, comércio exterior, química, economia, contáveis, biologia, farmácia, engenharia e advocacia.

As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas na Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (Acifi), onde será realizado o evento, a partir das 17h da quinta-feira. As palestras serão proferidas por técnicos do Ipem e pelo tecnologista de articulação internacional do Inmetro, Ricardo Ferman, que vai abordar o tema ?Barreiras técnicas às exportações – Atividades do Inmetro para superar as barreiras técnicas no Mercosul?. Além disso, o seminário vai abordar temas como etiquetagem em produtos têxteis e metrologia legal para pré-medidos em supermercados e indústria, tais como enlatados, frutas, verduras, frios, massas, cárneos e panificação, entre outros correlatos.

A ação de orientação proposta pelo Ipem através do Peso funciona também como proteção ao mercado, ao diminuir a concorrência de produtos inadequados e por isso mais baratos do que aqueles comercializados de acordo com as normas federais. Em parceria com segmentos diversos, realiza palestras, cursos, seminários e dissemina informações em todas as regiões do Paraná, com intenção de alcançar significativa melhoria nos diversos produtos, incentivando o consumidor final no exercício de seu direito de reclamar e exigir que governo e indústria coordenem e avaliem os resultados obtidos. Com isso, fabricantes, comerciantes, exportadores, importadores, setor público, sindicatos, agropólos, fundações e associações de classe saem fortalecidos pela parceria que atinge finalmente o consumidor, o grande alvo de todo o empreendimento.

?O Ipem está estreitando seus contatos com os produtores de todas as regiões do Estado, pois nosso objetivo é levar a orientação a todos os recantos paranaenses, uma vez que a grande maioria dessas pessoas não teria como manter um relacionamento mais próximo com nossos técnicos para se atualizar com a legislação específica para sua área de produção?, comenta Leonaldo Paranhos, presidente do instituto.

Voltar ao topo