Investimento estatal caiu com as privatizações

O processo de privatização iniciado da década de 90 reduziu a participação do governo no volume de investimentos feitos na economia. Essa é uma das principais conclusões de estudo divulgado ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítica) que analisou as atividades empresariais do governo até o ano de 2000.

No ano 2000, 5,86% dos investimentos feitos pelo setor empresarial na economia brasileira veio das companhias administradas pelo setor público. Na década de 80, por exemplo, os investimentos das estatais somavam mais de 50% do total.

Os dados do IBGE mostram que há uma tendência de declínio nesse indicador. Em 1997, os investimentos das empresas estatais representava 13,10% do total. Em 1998, o volume de investimentos caiu para 8,20% e, em 1999, somou 7% do total gasto pelas empresas na economia.

“Fica claro o emagrecimento do setor produtivo estatal em função basicamente do movimento de privatização ocorrido não só nesse governo, mas que teve inicio na década de 90, com o governo Collor”, afirma o gerente do setor de contas públicas do IBGE, Carlos Sobral.

Segundo Sobral, de 1990 até 2000, cerca de 140 empresas foram privatizadas. Atualmente, a atividade empresarial do governo abrange 320 companhias, das quais 264 exercem atividades não-financeiras. As outras 56 são instituições financeiras, como o Banco Central, o Banco do Brasil, o BNDES e a Caixa Econômica Federal.

Voltar ao topo