IBGE: queda industrial em SP em junho pode ser pontual

A queda de 2% na produção industrial paulista em junho em relação a maio, a primeira do ano na comparação com o mês imediatamente anterior, pode ter sido pontual, de acordo com avaliação do economista da coordenação de Indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) André Macedo. “A gente imagina que tenha sido pontual”, disse Macedo.

Ele explicou que para esta comparação, na série com ajuste sazonal, o IBGE não tem a abertura por setores em cada Estado. No entanto, pelos resultados nacionais divulgados na segunda-feira e pela estrutura produtiva de São Paulo, é possível supor que a queda de um mês para o outro esteja relacionada a reduções de produção nacional nos setores de alimentos (-5,4%) e farmacêutico (-4,9%).

A queda dos alimentos estaria ligada às exportações. Macedo citou especificamente a produção industrial de açúcar, como exemplo de possível queda na indústria paulista em junho ante maio. Ele observou também que a indústria extrativa, que se expandiu 5,3% no País em junho ante maio, é relativamente pequena em São Paulo. A indústria de São Paulo tem peso de cerca de 40% no total nacional.