Holding da Globo adia pagamentos

Rio

– A Globopar, holding das Organizações Globo, comunicou ontem que irá “reescalonar o fluxo de pagamentos de caráter financeiro” do grupo. A empresa não informou o montante da dívida que não será paga no prazo. Em comunicado divulgado à imprensa, a Globopar informa que o grupo contratou o banco de investimentos Goldman Sachs & Co para atrair investidores.

A Globopar é uma holding basicamente financeira, mas as suas obrigações são garantidas pela TV Globo, da família Marinho. Além da ligação com a maior rede de televisão do País, a Globopar tem participações acionárias na Net Serviços, braço do grupo para a área de televisão a cabo, mas é juridicamente separada da Infoglobo, também da família Marinho e que controla os jornais O Globo, Extra e Diário de São Paulo, e da Editora Globo, que edita a revista Época, entre outras.

Segundo o comunicado, o Unibanco assessorará o grupo no mercado financeiro brasileiro e o escritório de advocacia Debevoise & Plimpton e Barbosa, Müssnich e Aragão prestará assessoria jurídica. Ainda segundo a nota, membros da família Marinho investiram mais de US$ 170 milhões na empresa e em suas controladas durante os últimos seis meses.

Ronnie Moreira, presidente da Globopar, disse que, “apesar dos esforços da empresa e de seus acionistas para gerenciar a dívida da Globopar, por meio de significativos aportes de capital”, a deterioração do ambiente macroeconômico evidenciou a necessidade de reavaliar o cronograma de pagamento da dívida da Globopar. “Estamos trabalhando com nossos consultores externos para rever nossos ‘business plans’ e tomar medidas para reduzir custos e aumentar o fluxo de caixa líquido. Esses esforços servirão como base para as conversas que pretendemos ter com nossos credores, ” ressaltou.

Segundo a nota, o negócio e as operações da TV Globo, que é controlada diretamente pela família Marinho, independentemente da Globopar, continuam sólidos e não deverão ser afetados de forma negativa pelo processo de reavaliação da Globopar. Esse processo também não deverá afetar o relacionamento da TV Globo com seus parceiros de negócios, conforme declarações de Roberto Irineu Marinho, presidente da TV Globo.

“A performance da TV Globo continua sólida apesar das difíceis condições econômicas atuais. A programação da TV Globo continua a alcançar os maiores índices de audiência em todas as categorias. A TV Globo continua revendo suas operações, visando a identificar oportunidades para melhorar sua geração de caixa, mantendo sua posição de líder baseada na alta qualidade de suas produções nacionais”, concluiu.

Voltar ao topo