Gleisi diz em Londres que País ‘fez tudo que precisava’

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, declarou que o “tudo o que precisava ser feito” em termos macroeconômicos “foi feito” pelo governo. A afirmação foi feita em seminário de infraestrutura na manhã desta sexta-feira na capital britânica. “Tudo o que precisava ser feito, foi feito. Os juros caíram e o câmbio se estabilizou”, afirmou diante de uma plateia de empresários, gestores, analistas e investidores.

Além do custo do dinheiro e da taxa de câmbio, a ministra citou que “o juro real brasileiro é inferior a 2% e a inflação está dentro da meta desde 2004”. “Nos últimos 30 anos construímos um país com democracia, instituições fortes, consumo crescente, crédito e temos solidez fiscal”.

Ao convidar estrangeiros para investir em um amplo programa que exigirá US$ 235 bilhões em projetos de rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, óleo e gás e energia, a ministra da Casa Civil garantiu que “ninguém vai perder dinheiro se investir no Brasil”. “O retorno será compatível com o negócio”, disse, sem citar a taxa de remuneração prevista pelo governo.