Frio não altera os preços dos hortis

Os preços permanecem estáveis no atacado da Ceasa Curitiba, apesar da frente fria que atinge o Estado nos últimos dias. No comparativo das cotações feito pela Divisão Técnica e Econômica (Ditec), houve um aumento de apenas 0,08% na média ponderada dos 23 principais hortigranjeiros comercializados na empresa, se comparados à semana anterior. Em relação ao mês anterior, houve uma queda de 3% nos preços.

“Não houve queda na produção no chamado cinturão verde da Região Metropolitana de Curitiba porque muitos agricultores se previniram contra o frio”, diz Paulo Ikeda, gerente do Mercado do Produtor da Ceasa Curitiba, referindo-se ao cultivo em ambientes protegidos como plasticultura e estufas.

“Outras regiões produtoras, como o Litoral, que sofre menos influência do frio, ajudam a abastecer o mercado neste período”, acrescenta Ikeda. Ele lembra que produtores e atacadistas também estão mais atentos às mudanças climáticas nesta época do ano. “Os serviços de informações pela internet, como o fornecido pelo Simepar, que consta também na home-page da Ceasa (www.ceasa.pr.gov.br) são importantes aliados para evitar surpresas”.

Fora de época

A orientação serve também para o consumidor. “Ao notar alterações bruscas nos preços no varejo a dona-de-casa e o consumidor devem buscar outros produtos hortigranjeiros da época, com preços mais acessíveis”, aconselha o gerente.

Segundo dados da Ditec oito produtos apresentaram aumento de preços: abóbora seca, chuchu, pepino salada, pimentão verde, repolho, tomate, mamão comum e melão. Outros oito produtos permaneceram com os mesmo preços da semana anterior -aipim, batata doce, beterraba, cebola, abacaxi, banana, laranja e melancia. Sete hortigranjeiros tiveram redução de preços: abobrinha, alface, batata comum, cenoura, couve-flor, vagem macarrão e maçã nacional.

Voltar ao topo