Fed mantém juro quase zero e decide reinvestir recursos

O Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) manteve a taxa de juro na faixa de zero a 0,25% ao ano, o recorde de baixa em que está desde dezembro de 2008, como era esperado. Ao término de sua reunião de agosto do comitê de mercado aberto (Fomc, na sigla em inglês), o Fed informou que agirá para evitar o encolhimento de seu balanço, numa tentativa de estimular a economia e evitar a deflação.

As autoridades do Fed disseram que vão reinvestir os recursos dos títulos lastreados em hipotecas que estão vencendo em Treasuries de longo prazo. O movimento deve ajudar a economia, ao manter as taxas hipotecárias baixas. O Fed disse que divulgará mais detalhes sobre as operações de reinvestimento ainda hoje.

O banco central reconheceu que o ritmo da economia americana desacelerou nos últimos meses. Embora afirme que espera que a melhora gradual da economia continue, o comunicado do Fed acrescenta que “o ritmo da recuperação deve ser mais modesto no curto prazo do que havia sido antecipado”.

O presidente do Fed de Kansas City, Thomas H. Hoenig, foi novamente o único voto discordante entre os dez membros que votaram na reunião do Fomc. Ele votou contra a decisão do banco central pela quinta vez este ano, alegando que a economia está se recuperando modestamente como o projetado e que a garantia de que o Fed vai manter as taxas de juro baixas por um período prolongado pode desencadear inflação ou bolhas de ativos. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo