Fed conclui nova rodada de testes em bancos dos EUA

O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) anunciou a conclusão de uma nova rodada de testes de estresse nos 19 maiores bancos dos EUA. Em seguida, alguns deles apressaram-se a anunciar aumentos de dividendos ou programas de recompra de ações. O Fed não revelou os resultados dos testes e não esclareceu quais instituições receberam permissão para elevar seus dividendos.

O Fed também disse que discutiria o resultado dos testes com os bancos ainda hoje e que apresentará uma revisão mais detalhada sobre o processo às instituições em abril.

“O retorno de capital para os acionistas, em condições apropriadas, é um passo no processo de melhora do setor financeiro e ajudará a promover o acesso de longo prazo dos bancos ao capital. Esse acesso apoiará o crédito a consumidores e empresas”, diz o comunicado do Fed.

O teste verificou como os bancos suportariam um cenário econômico negativo, no qual o Produto Interno Bruto (PIB) ajustado à inflação sofreria uma contração de 1,5% neste ano. Além disso, entre as premissas do teste estaria um crescimento da taxa de desemprego para 11% neste ano, dos atuais 8,9%, e a de que o índice de preços de imóveis residenciais cairia 6,2%.

O Fed também disse esperar que os grandes bancos apresentem um plano amplo de capitalização a cada ano. Segundo o Fed, nem todos os 19 bancos testados pediram para elevar seus dividendos.

Não está claro se o Fed se opôs ao plano de algum banco para aumentar seus dividendos, e é possível que ele tenha rejeitado planos de elevação de dividendos ou de recompra de ações, por ter concluído que esses desembolsos contribuiriam para o enfraquecimento da capacidade dele de suportar a piora das condições econômicas, ou que o banco teria planos inadequados de capitalização. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo