Fecap aponta recuo da confiança do comércio em março

A confiança dos empresários e executivos do setor varejista do Estado de São Paulo recuou 2,7% em março em relação a fevereiro para 123,34 pontos numa escala de zero a 200 pontos. É o que mostra o Índice Fecap de Expectativas nos Negócios (Ifecap) da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap). Na comparação com março de 2012, a confiança do setor caiu 10,9%.

O Ifecap resulta das respostas de empresários e executivos responsáveis pelas decisões de compra e venda num total de 400 empresas de micro, pequeno, médio e grande portes espalhadas entre a capital e o interior do Estado. Para os analistas da Fecap, o desaquecimento das vendas no varejo e a expectativa de aumento da inflação reduziram mais uma vez a confiança dos comerciantes paulistas, com forte repercussão nas suas expectativas para as vendas e encomendas no próximo trimestre.

O Índice Momento Atual, que capta a situação atual dos negócios, apresentou queda de 1,3% na comparação com fevereiro de 2013, influenciado principalmente pelo Índice Momento Atual Situação dos Negócios (-2,5%) e pelo Índice Momento Atual Vendas (-1,6%), já que houve elevação no Índice Momento Atual Encomendas (0,6%). Em relação ao mesmo período do ano passado, o Índice Momento Atual registrou queda de 11,7%.

Ainda de acordo com os analistas da Fecap, as expectativas para o próximo trimestre, captadas pelo Índice Futuro, apresentaram queda de 4,3%, com 141,43 pontos. Houve queda de 4,8% no Índice Futuro Vendas e de 3,9% no Índice Futuro Encomendas. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o Índice Futuro apresentou queda de 9,9%.

Por porte de empresa, as expectativas pioraram em relação ao mês anterior entre as micro e grandes empresas e melhoraram entre as pequenas e médias empresas. Do ponto de vista regional, as expectativas melhoraram na capital e caíram no interior.