Exportações do Paraná crescem 24% e somam U$ 4,28 bilhões

O aumento nas importações deve-se principalmente à compra de óleo bruto de petróleo ? na maioria de origem nigeriana ? pela Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), da Petrobras, instalada em Araucária (Grande Curitiba). ?Hoje, o óleo bruto responde por 15,79% das compras internacionais do Paraná. Só a Nigéria vendeu US$ 533 milhões em quatro meses?, explica o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho.

Na Repar, o óleo é misturado ao petróleo nacional em operações de refino. ?O aumento do valor do petróleo também causa impacto na balança comercial paranaense. Nossa intenção é fomentar as exportações, em especial com a Nigéria, para buscar o equilíbrio da balança comercial do Paraná com países continente africano?, acrescenta.

Nove dos dez produtos mais exportados pelo Paraná em 2008 fazem parte do segmento agronegócio ? grãos, carnes, congelados, óleo de soja e açúcar, entre outros ?, setor que apresentou forte recuperação.

Missões comerciais

Mais da metade das 38 missões comerciais do Governo do Paraná em 2008 visitou países do Mercosul. O resultado é que as exportações para países do bloco apresentou alta de 65% no primeiro quadrimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2007.

Em 2008, os países do Mercosul importaram 706 milhões de dólares em produtos paranaenses, ante 428 milhões de dólares em 2007. As importações também experimentaram aceleração ? saltaram de 269 milhões de dólares para 482 milhões de dólares, alta de 78,79%. O saldo comercial do Paraná com os países do bloco soma 224 milhões de dólares entre janeiro e abril.

A Argentina ocupa a primeira posição entre os países compradores de produtos paranaenses no Mercosul, com um volume de 539 milhões de dólares, 71,37% superior ao do mesmo período do ano passado. As importações de produtos argentinos somam 394 milhões de dólares, crescimento de 71,20%.

As cifras das exportaçõespara o Paraguai subiram 86,87% entre janeiro e abril, ao passo que as importações de produtos paraguaios cresceram 129,33%. As exportações para o Uruguai caíram 9,82%,, ante elevação de 91,80% nas importações.

Voltar ao topo