Estado já adota medidas do governo federal

As declarações do secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Mário Mugnaini, de que o governo federal poderá demarcar áreas de cultivo para soja convencional e portos para escoamento desse tipo de grão no País, reforçam o acerto das medidas adotadas pelo governador Roberto Requião em relação à proibição de plantio de soja transgênica no Estado e ao rigor na fiscalização das cargas que chegam no Porto de Paranaguá.

“O governo federal pensa em adotar essas mudanças em função do mercado europeu, que estabelece restrições ao consumo de organismos geneticamente modificados. Tudo o que o secretário da Camsex está propondo já acontece no Paraná. Restringimos o plantio de transgênicos e não embarcamos no nosso porto soja que não seja pura”, disse Requião.

O governador lembrou ainda que a proposta do governo federal de demarcar áreas para cultivo de soja convencional não é novidade e o Paraná já vem sugerindo essa medida há meses. “É a área livre de transgênicos, que já pedimos em três ocasiões ao Ministério da Agricultura para que o estado fosse declarado”.

Voltar ao topo