Empresários cobram corte nos impostos

São Paulo – Lideranças industriais mostraram-se ontem indignados com o andamento da reforma tributária no Congresso Nacional e a dificuldade encontrada para desonerar investimentos em produção.

“O processo é insuficiente, gradualista e tímido na desoneração”, disse o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), deputado Armando Monteiro (PTB-PE). “Queremos a desoneração completa dos investimentos e ativos fixos.”

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Horácio Lafer Piva, argumentou que o País vive “uma situação jabuticaba, que só existe no Brasil”, ao lembrar que a lógica governamental deveria seguir o modelo de desonerar investimentos para, posteriormente, arrecadar com as vendas realizadas pelas novas empresas instaladas no País.

Já o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas (Abimaq), Luiz Carlos Delben Leite, criticou o comportamento de governadores, em especial do Nordeste, que pressionam o Congresso e o governo federal para que tributos como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sejam reduzidos. “Os governadores do Sul e do Sudeste também trabalham contra a obtenção do crédito do ICMS”, disse Leite.

Voltar ao topo