Emprego na construção registra recorde em novembro

O número de empregados na construção civil registrou, em novembro de 2009, novo recorde, de 2,351 milhões de empregados, conforme pesquisa mensal realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). No mês, o nível de emprego aumentou 1,02%, com a contratação de mais 23,7 mil trabalhadores com carteira assinada. De janeiro a novembro de 2009, foram contratados 266,3 mil trabalhadores, o que representa acréscimo de 12,78%. Nos 12 meses encerrados em novembro, a expansão foi de 8,2%, para 179 mil empregados.

Em nota, o presidente do Sinduscon-SP, Sergio Watanabe, destacou que “os dados demonstram que o setor continua aquecido mesmo em novembro, um mês em que as contratações costumam declinar”. Os indicadores reforçam a perspectiva de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da construção próximo de 9% este ano, com a contratação de mais 180 mil trabalhadores, segundo Watanabe.

Conforme o levantamento, no Estado de São Paulo, foram contratados 5 mil trabalhadores em novembro, o que representa aumento de 0,78%. Foram criadas 67 mil vagas no acumulado de janeiro a novembro (alta de 11,31%). No fim de novembro, havia 659,4 mil empregados do setor com carteira assinada no Estado. Na capital paulista, foram contratados 3,4 mil empregados em novembro e 37,7 mil trabalhadores no acumulado de 11 meses. O total de empregados com carteira assinada na cidade de São Paulo somava 323,2 mil no fim de novembro.