Duas hidrelétricas do Paraná disputam leilão da Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está abrindo licitação para outorga de concessão de 13 novas usinas hidrelétricas em todo o País, duas delas no Paraná – a usina Salto Grande e a usina Mauá. Para que possam ser licitadas, todas elas têm que apresentar licença ambiental prévia até o dia 6 de dezembro. O leilão está marcado para o dia 16 de dezembro.

A usina Salto Grande, localizada no rio Chopim – entre os municípios de Itapejara do Oeste, Pato Branco e Coronel Vivida – terá 53,30 MW de potência mínima instalada. Já a usina hidrelétrica Mauá, localizada no rio Tibagi, municípios de Ortigueira e Telêmaco Borba, terá 382,20 MW de potência mínima instalada. Por enquanto, nenhuma das duas apresentou a licença ambiental prévia para os órgãos competentes.

Inicialmente, a Aneel colocaria em leilão, no final deste ano, 17 novos empreendimentos – quatro deles no Paraná -, mas o número foi reduzido para 13. No caso do Paraná, duas futuras usinas foram descartadas: a do Baixo Iguaçu, no trecho final do rio Iguaçu, que dificilmente obteria licença ambiental, devido à proximidade com o Parque Nacional do Iguaçu, e a usina de Telêmaco Borba, que atingiria áreas de reserva indígena.

Conforme edital da Aneel, as empresas credenciadas para participar do leilão deverão apresentar os documentos para pré-qualificação de 13 a 15 de dezembro, em local e horário a serem definidos. O leilão está marcado para o dia 16 de dezembro. Maiores informações no site da Aneel (www.aneel.gov.br)

Copel

A Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) informou, através da assessoria de imprensa, que tem interesse ?em todo e qualquer novo empreendimento energético localizado em todo ou parte do Paraná?. ?Em razão disso, a Copel assinou recentemente com a Eletrosul um memorando de entendimento para avaliação em conjunto da viabilidade da constituição de parceria para a disputa não só dessas obras, como de outras que eventualmente sejam licitadas no Estado?, afirmou a assessoria.

Tanto a Copel como a Eletrosul são estatais, têm base geográfica de atuação no Paraná – no caso da Eletrosul, inclui ainda Santa Catarina, Rio Grande do Sul e o Mato Grosso do Sul. Ambas podem atuar tanto na geração como na distribuição de energia elétrica.

Voltar ao topo