Dólar faz turismo interno se tornar mais atraente

A alta do dólar frente ao real despertou a atenção dos turistas brasileiros para o mercado nacional. Se na temporada passada o dólar mais barato baseou as escolhas por pacotes internacionais, agora a situação mudou.

É mais vantajoso viajar para destinos dentro do País. As praias do Nordeste, os resorts no litoral brasileiro, Foz do Iguaçu (na região Oeste do Paraná) e Santa Catarina são as opções mais procuradas neste momento.

De acordo com o diretor-presidente da New Line Operadora de Turismo, Paulo Cesar Finger, quem já havia adquirido os pacotes para destinos no exterior não mudou de idéia e vai viajar normalmente. Foram poucos os turistas que preferiram, diante da crise financeira mundial e da alta do dólar, trocar os pacotes internacionais pelos nacionais.

“Houve um declínio de 25% na procura pelos pacotes internacionais e um aumento de 20% pelas viagens nacionais. Essa relação não foi 100%. Quem ainda estava pesquisando, decidiu adiar a viagem internacional. Quem gostaria de viajar de qualquer jeito está optando por destinos nacionais. O cenário está favorável para o mercado nacional agora e também em 2009”, comenta.

Segundo a seção Paraná da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), o mercado interno ainda conta com o apoio do Ministério do Turismo, que recentemente lançou a campanha “Se você é brasileiro, está na hora de conhecer o Brasil”.

Somente neste ano, o ministério promoveu cinco iniciativas para incrementar a procura do turista pelos destinos dentro do País. Além disso, o Ministério do Turismo e a Abav também estão incentivando os agentes de viagens a indicarem os pacotes nacionais, com uma ampla premiação nestas vendas.

Para quem está pensando em adiar a viagem das férias de verão pela incerteza neste momento de crise, Finger lembra que existem diversas opções de pacotes, com preços variados. As agências e operadoras também estão facilitando o pagamento. No caso da New Line, o parcelamento de pacotes nacionais pode ser feito em até sete vezes.

Tudo isto permite que o turista coloque a viagem dentro do orçamento. É possível viajar, descansar e se divertir sem ficar depois desesperado pensando em como pagar.

“O turismo oferece pacotes para todos os bolsos. Há opções do básico ao altíssimo luxo. O primeiro passo é o turista saber o que quer. Se ele quer ficar descansando uma semana na praia, os agentes podem indicar os resorts. Se ele quer mais conhecer uma região, existem os hotéis dentro de cidades com praia, como Fortaleza, Maceió e Salvador. Assim, o turista pode um dia percorrer a cidade e em outro descansar na praia”, afirma.

Se você tiver críticas ou sugestões, escreva para economia@oestadodoparana.com.br.