Dia Global do Voluntariado Jovem destaca ação voluntária

?Agora mano, vamo ver o mundo diferente, vamo fazer tudo do jeito da gente, aproveitar a nossa força, nosso gás, nossa energia, pra botar a mão na massa com ousadia.? Essa é a música da campanha de mídia do Dia Global do Voluntariado Jovem 2008, cujo lema é ?cabeças que pensam, atitudes que movem?. Este ano, o evento será realizado nos dias 25, 26 e 27 de abril, em mais de 120 países. Em 2007, mais 147 mil voluntários de todos os estados brasileiros participaram deste evento.

O Dia Global do Voluntariado Jovem (DGVJ) é uma iniciativa que visa sensibilizar e mobilizar uma nova geração de jovens voluntários pelo mundo. O DGVJ foi criado no ano 2000 nos Estados Unidos, pelas organizações Youth Service America e Youth Action Network, que têm a missão de promover e incentivar a cidadania juvenil através do estímulo ao trabalho voluntário. No Brasil, o Centro de Voluntariado Natal Voluntários, da cidade de Natal-RN, atua como Agência Nacional de Coordenação do Dia Global do Voluntariado Jovem no Brasil.

Mas qual a importância desta parcela da população para a transformação social? Segundo os dados do último censo demográfico do Brasil, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, são aproximadamente 35 milhões de jovens, com idade entre 15 e 24 anos, que residem no País. Alguém já ouviu aquele velho ditado: ?Os jovens são o futuro da nação?? Pois é, os jovens até devem estar cansados desta frase, mas se observarmos um número como este, percebemos o tamanho da importância da participação jovem na sociedade.

O que fazer para que os jovens passem a interferir diretamente na sociedade e ajudar a mudar a trajetória do mundo que temos hoje? A proposta do Dia Global é interessante: que jovem mobilizado para participar na sua comunidade e que a ação pontual realizada nos dias deste evento possa se estender para as causas do dia-a-dia. Ou seja, os jovens devem ser incentivados e encorajados a exercerem o papel de garantir o futuro do mundo.

Para mudar a realidade, os jovens podem começar fazendo algo que eles já sabem: reunir a ?galera?. A partir da reunião com os amigos, do bairro ou da escola, podem começar a discutir os problemas sociais que os cercam e, a partir da busca de informação de como fazer algo, passar a exercer alguma ação em favor das pessoas menos favorecidas em sua comunidade. ?Os jovens podem se tornar articuladores da cidadania em sua localidade. Seja aderindo a ações como essa do dia Global, participando das atividades de uma ONG, sendo voluntário de algum projeto, enfim, há uma gama enorme de atividades que podem ser realizadas?, afirma Mônica Macdowell, diretora-presidente da ONG Natal Voluntários, articuladores do Dia Global. Veja ao lado algumas ações propostas pelo DGVJ relacionadas aos Oito Objetivos do Milênio (ODM), estas podem ser aplicadas no dia-a-dia também.

Saiba como participar do Dia Global do Voluntariado Jovem através do sítio www.diaglobal.org.br

Voluntário jovem

Thiago Soares, 23 anos, é presidente da Organização Vida e Oportunidade – OVO, que visa o desenvolvimento da liderança do jovem através do estímulo de outros jovens, desenvolvendo habilidades nos adolescentes, para colocar o jovem como parte da solução dos problemas sociais. A OVO, desde sua fundação, em 2001, até o final de 2007, foi essencialmente voluntária, ou seja, todas as pessoas que atuaram na organização eram voluntárias, e destes, 75% eram voluntários jovens, de até 26 anos.

?Encarar o jovem como solução do problema da comunidade e não como causa. Nossa missão é promover a cidadania juvenil, instrumentalizar o jovem para que ele se torne a referência da transformação de sua localidade. Para isso, contamos com o suporte dos jovens voluntários, para facilitar o diálogo com o público atendido?, comenta Thiago.

Thiago começou a atuar como voluntário quando tinha 17 anos, tendo passado por diversas instituições e hoje, além de continuar exercendo atividades voluntárias, também trabalha com vínculo empregatício em uma instituição do Terceiro Setor. Ele é um voluntário jovem e destaca a importância de se estimular a participação jovem para a mudança social: ?Toda ação que mobilize e promova o debate e a reflexão sobre a solução dos problemas sociais por parte dos jovens é fundamental?.

Ele acredita que o comprometimento do jovem para a construção da sociedade é uma via de mão dupla. A comunidade é beneficiada a partir da inserção do jovem no contexto social que o cerca e este passa a enxergar o papel gerador de transformação que tem nas mãos. ?Quando se começa cedo, como foi meu caso, primeiro se percebe a mudança da visão de mundo, você passa a enxergar as coisas com outros olhos. Eu amadureci. Ao se iniciar uma atividade voluntária quando se é jovem, ampliamos o nosso comprometimento com a sociedade, temos a noção do espaço que ocupamos o do que fazermos para melhorá-lo.?

Serviço: Organização Vida e Oportunidade – (41) 3233-0392 Mais informações sobre a Página Terceiro Setor: CAV – Centro de Ação Voluntáriade Curitiba – (41) 3322-8076

Voltar ao topo