Dia dos Pais e inverno deixam comércio otimista

O Dia dos Pais e a chegada atrasada do frio prometem esquentar as vendas do comércio curitibano nesta semana. Embora a data não tenha um apelo emocional e comercial tão forte como Natal e Dia das Mães, os lojistas estimam um crescimento de 6 a 8% em relação à comemoração do ano passado, segundo pesquisa da Associação Comercial do Paraná (ACP). Já os shoppings centers da capital projetam incremento de 10% a 15%.

Outro motivador para as compras é a saída dos pagamentos de empresas e órgãos públicos, entre ontem e hoje. “Agora vai ter dinheiro e movimento maior na quinta, sexta e sábado”, festeja Élcio Ribeiro, vice-presidente de Serviços da ACP. A pesquisa feita pela entidade aponta preço médio entre R$ 30 e R$ 40 por presente, com predominância de vendas à vista.

Os itens mais procurados devem ser os tradicionais: vestuário (calça, blazer) e acessórios (como camisa, gravata, sapato). “Já tivemos alguns dias com temperaturas mais baixas e o comércio está com liquidações muito boas de inverno”, destaca Ribeiro. De acordo com o levantamento junto aos lojistas, CDs e livros também deverão alcançar boas vendas. “Essa data não é muito de eletroeletrônicos, mas as promoções das operadoras de celular devem dar resultado”, comenta.

Shoppings

Também apostando na combinação de frio e Dia dos Pais, o Shopping Curitiba prevê aumento de 13% nas vendas e 10% no fluxo de pessoas, comparado à comemoração de 2001. Para chegar a este resultado positivo, os lojistas do Curitiba oferecem promoções e descontos entre 20% e 50% nos artigos de inverno, como peças de lã, couro e jaquetas. O shopping acredita que perfumes e celulares também devem alavancar as vendas de Dia dos Pais.

No Shopping Crystal, a estimativa é vender cerca de 10% mais que no ano passado, informa a gerente de marketing Lylian Vargas. Ela espera que a média diária de público, de 15 mil pessoas, seja ampliada para 19 mil na sexta e sábado. “Estamos fazendo uma série de eventos: exposição sobre Havana, lançamento de filmes nos cinemas e inaugurações de lojas esta semana. Isso agita a movimentação nos corredores”, comenta Lylian. A cada R$ 30 em compras, os clientes do shopping concorrem ao sorteio de um Fiat Brava. A promoção dura o mês inteiro. O Crystal investiu ainda R$ 450 mil em campanha publicitária que tem como âncora a atriz Carolina Ferraz.

O gerente geral do Shopping Novo Batel, Eder Monteiro, também está otimista. “Estamos prevendo um volume de vendas 10 a 15% maior em relação ao mês passado”, afirma. Apesar das roupas serem os presentes mais procurados, ele conta que o frio tem movimentado bastante a praça de alimentação, elevando principalmente a venda de café, doces e bolos. No Novo Batel, o chamariz para o Dia dos Pais será um torneio interno de xadrez, no sábado, com o campeão brasileiro Jaime Suniê.

Filhos erram nos presentes

Pesquisa feita na última segunda-feira com duzentos consumidores do Shopping Curitiba mostrou que muitos filhos estão comprando presentes que os pais não gostariam de ganhar, como pijamas e perfumes. A enquete mostra também que 56% dos entrevistados ainda estão pesquisando preços e produtos e não decidiram o que comprar.

Dos cem pais que responderam, 75% tem entre 31 e 60 anos. A maior parte (39%) respondeu que prefere ganhar roupas (camisa, terno, calça e gravata). Também foram citados: sapato (11%), carro (11%) e óculos (7%). Entre os itens que os pais não gostariam de receber, estão: meia (13%), perfume (11%), calçados (9%), cueca (7%), gravata (6%) e pijama (4%).

Entre os filhos entrevistados, 98% tem entre 10 e 30 anos. A metade pretende gastar entre R$ 20 e R$ 50 por presente; 23% disse que vai desembolsar de R$ 50 a R$ 100. Dos 44% de filhos que já definiram o que dar aos pais, roupas (calça, camisa e blazer) foi o item campeão, com 24% das respostas. Na seqüência, aparecem pijama e perfume – ambos com 20,45% das preferências. Livro e relógio – os dois com 11% – também foram citados.

Voltar ao topo