Cuidado com o roubo de documentos

A Serasa, empresa de pesquisas, informações e análises econômico-financeiras, faz um alerta aos foliões. Durante o Carnaval, quem perder o talão de cheques e os documentos pessoais, ou for assaltado, deve entrar em contato com o serviço de informações Recheque, administrado pela Serasa. O serviço funciona de segunda a segunda e também nos feriados, 24 horas por dia. Ocorrências de roubo ou extravio de talões de cheques e documentos podem ser registradas, gratuitamente, na Serasa, a qualquer hora e de qualquer lugar do Brasil, pelo telefone (11) 33 Serasa (após o prefixo 33, digitar os números 737272, correspondentes às letras que formam a palavra Serasa).

Quem perder os documentos, ou for assaltado, deve entrar em contato com a Serasa e comunicar o tipo e o número do documento perdido. Após a comunicação, é necessário enviar em até cinco dias, via fax ou correio, o Boletim de Ocorrência (B.O) e uma declaração formal, assinada de próprio punho. A Serasa torna as informações disponíveis à consulta, instantaneamente, em todo o território nacional. O atendente do serviço dá orientação sobre os termos da declaração.

As informações sobre os documentos ficam disponíveis até o momento em que o portador optar, formalmente, por excluir as ocorrências. Para isso, ele deve entrar em contato com a Serasa pelo mesmo telefone em que fez o registro, solicitar a retirada e enviar uma declaração formal, assinada de punho próprio, ratificando o pedido.

Cheques e talões

Para os correntistas que tiverem o talão de cheques extraviado ou roubado, a Serasa registra a ocorrência pelo telefone (11) 3373-7272 e repassa instantaneamente a informação para todo o comércio, sem necessidade de formalização por escrito. No entanto, o cidadão precisa procurar sua agência bancária, na primeira oportunidade, para fazer a sustação dos cheques. Em caso de roubo, é necessário que o correntista apresente ao banco o Boletim de Ocorrência (B.O.).

As informações sobre as ocorrências com cheques ficam disponíveis por três dias úteis para o comércio e após esse período saem automaticamente da base de consultas do Recheque. Com esse prazo, a pessoa tem tempo para procurar o banco e fazer a sustação e o B.O, se houve roubo.

Atenção que consumidor e comerciante devem ter

Para reduzir os riscos por perda ou roubo de cheques, os consumidores devem tomar os seguintes cuidados: carregar apenas alguns cheques necessários aos pagamentos das despesas/compras do dia; separar o cheque de qualquer documento pessoal; apresentar sempre documentos aos comerciantes. Vale até mesmo exigir que ele verifique sua carteira de identidade. Essa é uma prática que, além de proteger o correntista, ajuda o lojista na identificação de cheques roubados. Os cheques devem ser sempre nominais e cruzados, nunca ao portador.

Para evitar o recebimento de cheques roubados e extraviados, diminuindo assim os riscos da inadimplência, os comerciantes também devem tomar os seguintes cuidados:

Solicitar carteira de identidade do cliente, comparando a foto com o apresentante. Evitar outro tipo de documento; verificar o preenchimento correto do cheque – valor em algarismos e por extenso (reais) e data da emissão (dia, mês e ano); não aceitar cheques de terceiros, mesmo acompanhados da carteira de identidade. Com o talão poderá ter sido roubado também o documento de identidade; comparar a assinatura do cheque com a do documento. Esta pode ser diferente, mas ajuda na identificação das características grafoscópicas do emitente.

É importante também que os comerciantes consultem, por meio de convênio, diretamente a Serasa ou se utilizem de serviços oferecidos por instituições ligadas à única base de dados que reúne informações sobre cheques sem fundos, roubados e extraviados em todo o Brasil, o Achei-Recheque – Arquivo de Cheques Irregulares – Roubados e Extraviados da Serasa.

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