Cresce uso de cheque pré-datado em supermercados

As transações com cheques pré-datados no segmento supermercadista registrou alta de 10,85% no primeiro semestre do ano, de acordo com levantamento da Telecheque. De acordo com o estudo, o indicador de parcelamentos do segmento superou em 13,54% a média nacional registrada nos primeiros seis meses de 2007.

A Telecheque constatou também que o valor médio dos cheques emitidos neste segmento é de R$ 195,10 enquanto o do País é de R$ 148,00. "A expansão da oferta de crédito possibilitou ampliar o leque de compras do consumidor, que partiu das compras de primeira necessidade para produtos de maior valor agregado, influenciando assim o aumento do valor médio dos cheques ", afirma o vice-presidente da entidade, José Antônio Praxedes Neto.

Inadimplência

O índice de cheques sem fundos nos supermercados no primeiro semestre de 2007 ficou em 2,2%, o que representa uma queda de 15 74% em relação ao mesmo período do ano passado. A inadimplência no setor também ficou abaixo da média brasileira para o período, que foi de 2,79%.

Os indicadores de cheques fraudados e roubados também se apresentaram bem menores, comparados aos verificados no País. O índice de fraudados nos supermercados nos primeiros seis meses do ano (0,08%) foi menor que o índice do País (0,15%). Já o volume de transações com cheques roubados no setor foi de 0,04%, enquanto o do Brasil foi de 0,10%.

Voltar ao topo